BRASIL CHEGOU À MARCA DE 1GW DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

Nosso país Brasil, acaba de alcançar a marca histórica de 1 gigawatt (GW) de potência instalada em usinas de fonte solar fotovoltaica conectadas à matriz elétrica nacional. Esta potência  é suficiente para atender o consumo de 2 milhões de brasileiros, cerca de 500.000 residências. A informação foi divulgada pela ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica e este resultado faz com que o  Brasil esteja entre os 30 países do mundo,de 195, que possuem mais de 1 GW de capacidade instalada de energia solar.

Para os especialistas, este primeiro gigawatt solar fotovoltaico do país mostra o forte crescimento da tecnologia e dos mercados de geração centralizada e geração distribuída solar fotovoltaica no ano de 2017. No entanto, o presidente da Absolar, Dr. Rodrigo Sauaia, ressalta que o Brasil ainda está abaixo do seu potencial, pois o país tem condições e grande capacidade de ficar entre os principais países do mundo nesse mercado, principalmente por suas características favoráveis.  O país já se destaca em energia hidrelétrica, eólica e biomassa, agora é necessário investir em um programa nacional estruturado para impulsionar o desenvolvimento da energia solar fotovoltaica.

O presidente da Absolar diz que o país está indo pelo caminho certo, na geração centralizada, foram inauguradas grandes usinas solares fotovoltaicas contratadas pelo governo federal em leilões de energia elétrica realizados em 2014 e 2015. As usinas em funcionamento estão localizadas principalmente nos estados da Bahia, Piauí, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Pernambuco, representando uma potência total de 0,935 GW.

No caso da geração distribuída, foi registrado um forte e grande crescimento no uso pela população, empresas e governos que passaram a utilizar sistemas fotovoltaicos em residências, comércios, indústrias, prédios públicos e até mesmo na zona rural. O resultado foi uma potência total de 0,164 GW. Na soma total desses dois importantes segmentos do mercado, o país alcançou 1,1 GW operacionais.

Esta marca atingida pelo nosso país é motivo de comemoração, pois é um passo muito importante na história da tecnologia fotovoltaica no Brasil. Nos mostra quanto o crescimento do segmento tende a crescer cada vez mais nos próximos anos! O Brasil tem intenso recurso solar e as pessoas, empresas e até mesmo o governo, estão cada vez mais interessados na captação de energia solar, com isso, nosso país ira aumentar seus gigawatts, se tornando um país mais sustentável.

Nós, do Portal Solar, auxiliamos quem procura empresas para a instalação dessa tecnologia: a energia solar fotovoltaica. Além disso, em nosso blog você conhece mais sobre o assunto da energia solar, painel solar e gerador de energia solar. Somos o maior portal de energia solar do Brasil, e possuímos o maior banco de dados de empresas qualificadas no país para instalar sistemas fotovoltaicos em sua casa ou empresa. Encontre a empresa de energia solar mais próxima de você e solicite um orçamento, assim além de obter redução de custos nas contas de luz, ainda ira colaborar com o meio ambiente, acesse nosso site e confira as oportunidades e vantagens da energia solar.

Fonte: Portal Solar

Compartilhe

DEIXE SEU COMENTÁRIO